De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a produção de automóveis bateu recorde em 2013, mas as vendas decresceram. Na contramão do país, concessionárias de Santa Maria comemoram os resultados de vendas, que tiveram crescimento positivo, principalmente considerando as vendas para cidades da região.
A principal explicação é o bom desempenho do campo, algo que deve se repetir na Região Central em 2014 com as boas expectativas para a safra 2013/2014. Isso mesmo com a volta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que deve incidir novamente sobre a venda de automóveis no país.
Essa diferença no IPI e nos juros deve ser negociada. Não necessariamente é o consumidor que vai pagar o imposto que voltou, tudo depende da negociação. Como as marcas não abrem mão das vendas, devem flexibilizar dando descontos e bônus diz Carlos Costabeber, diretor da Superauto.
Em Santa Maria, foram emplacados 6.786 automóveis em 2013. Confira reportagem completa sobre a venda de carros na edição impressa do Diário.